O Bumba-meu-boi é uma das brincadeiras mais conhecidas e exaltadas da cultura maranhense. De norte a sul do Estado, o boi é figura marcante nas festanças juninas, retratando a história de Pai Francisco, um escravo que matou um boi da fazenda onde trabalhava para saciar o desejo de sua esposa Catirina, que era comer a língua do boi. O animal, no entanto, era o preferido do dono da fazenda que convoca curandeiras e pajés para ressuscitar o boi. Ele ressuscita e a comunidade inicia as festividades. Assim nasce a lenda do Bumba-meu-boi.
Na cidade de Godofredo Viana quem tem levado alegria para as apresentações é o Boi Encanto do Itereré, da escola municipal Natal Nascimento Silva, idealizado pelos professores Marcia Maia, Cristiana, Elizeth, Raimundo, Lucileide e Alcione, coordenados pelo gestor Marciano.
O Encanto do Itereré, nome dado em homenagem ao rio que passa pela cidade e que dá nome ao bairro onde a escola está localizada, reúne os pequenos estudantes que se dedicam aos ensaios e ás apresentações no município e nas cidades vizinhas.
Com chapéus de fitas, roupas decoradas com penas, bordados e muitas cores, os brincantes dançam em torno do boizinho que traz em sua indumentária a riqueza da cultura maranhense e o verdadeiro brilho do São João que encanta a todos espectadores godofredenses.
Vale destacar o empenho dos estudantes que se envolvem com compromisso, entusiasmo e com muita graça na brincadeira. Deixando pais e professores orgulhosos em cada importante evento que participam.
Com a iniciativa de criar o boizinho da escola, os professores promovem um grande incentivo a essa que é uma das mais admiradas representações da cultura do Maranhão e marcam ponto por irem além da sala de aula, pois engajam os pequenos na valorização do nosso folclore. Godofredo Viana dá exemplo e deixa sua bela marca no calendário junino municipal. Sucesso ao boizinho Encanto do Itereré!