Estudantes da rede municipal de ensino se apresentam com o Coral Mil Vozes de Natal nesta quarta-feira (18) na Cantata Natalina, espetáculo gratuito organizado pela Prefeitura de São Luís. A cantata acontecerá a partir das 17h30, no Complexo Deodoro, e contará com a participação especial de alunas do programa Dançando e Educando. O espetáculo, que faz parte da programação natalina promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, traz novidades, como a tradução de música para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e promete reunir grande público, a exemplo da apresentação realizada pelo grupo no ano passado.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destaca o quanto a inclusão social se faz presente na gestão. “O prefeito Edivaldo, em diversos âmbitos da gestão, faz questão de promover a inclusão social. Na Educação, não seria diferente. Temos investido cada vez mais para, através do ensino, favorecer a inclusão. O coral é um dos resultados deste trabalho”, ressalta o titular da Semed.
A programação da cantata, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), começa às 17h30 com o cortejo natalino pelo Complexo Deodoro com a Banda Marcial Amadeus Mozart, e prossegue às 18h30 com abertura musical com o projeto Cordas Friccionadas e a apresentação do Coral Mil Vozes de Natal na escadaria da Biblioteca Benedito Leite. O encerramento da Cantata Natalina acontece com a chegada do Papai Noel.
Do repertório do Coral Mil Vozes de Natal fazem parte músicas como ‘O Homem de Nazaré’, ‘Noite Feliz’, ‘Hallelujah’, ‘Natal das Crianças’, entre outras. Neste ano, além de novas músicas no repertório, as crianças interpretarão canções em Libras, favorecendo a inclusão do público.
Participam do evento estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Dra. Maria Alice Coutinho, polo e seus Anexos: Luiz Pinho, Leonardo da Vinci e Anexo 2; do Anexo da U.E.B Sá Valle – Esperança do Amanhã; da U.E.B Professor Ruben Teixeira Goulart – polo; e da U.E.B Tancredo Neves. Compõem o coral, estudantes do Ensino Fundamental de 8 a 14 anos, alunos do programa Encanta São Luis, da Escola Municipal de Música (Emmus), coordenada pela Assessoria de Projetos Especiais da Semed.
Dançando e Educando
Na música ‘Noite Feliz’, alunas do programa Dançando e Educando, idealizado pela gestão do prefeito Edivaldo, farão uma participação especial, abrilhantando ainda mais o espetáculo musical com passos de ballet. “É mais uma oportunidade das meninas terem contato com o público. A cada nova apresentação, elas ficam ainda mais desinibidas e isso contribui com o desenvolvimento delas”, destaca a bailarina e professora do Dançando e Educando, Débora Buhatem.
No sábado (21), as alunas do programa se apresentam novamente no Complexo Deodoro, com trechos do espetáculo ‘Presente Natalino’, apresentado recentemente no Teatro Arthur Azevedo.
REVIVA CENTRO ESPECIAL DE NATAL
O Complexo Deodoro tem sido um dos palcos da programação do Reviva Centro Especial de Natal, promovido pela Prefeitura de São Luís. Reformado há quase um ano pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Complexo Deodoro ganhou decoração natalina e recebe constantes programações culturais gratuitas para o público que frequenta o Centro da cidade. As atrações fazem parte de um conjunto de ações executadas pela gestão do prefeito Edivaldo para a revitalização Centro Histórico de São Luís.
Da programação que regularmente é realizada no espaço, fazem parte o Sarau Histórico, o Arte na Praça e o Passeio Serenata, que sai do Largo do Carmo e percorre a Rua Grande até as praças. Em fins de semana, as atividades recreativas para as crianças também têm reunido famílias no espaço.
FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS