O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está construindo uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município de Carutapera. A unidade plena, que ofertará ensino médio técnico de tempo integral, será a primeira construída na Região do Gurupi. O instituto é uma iniciativa da gestão estadual para ampliar a oferta de educação profissional, científica e tecnológica.
A proposta é que sejam implantadas unidades em todas as regiões, oferecendo à sociedade condições e oportunidade para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.
Essa é uma oportunidade de crescimento para estudantes, que terão acesso à educação de qualidade e capacitação profissional, e proporcionará que os alunos estejam bem preparados para o mercado. “Nós temos um compromisso com a educação técnica no Maranhão. Esse é um investimento que irá ajudar na formação de profissionais que estarão prontos para o mercado de trabalho”, ressalta o secretário Clayton Noleto.
Atualmente, 60 trabalhadores, incluindo profissionais do município de Carutapera, atuam em obras da biblioteca, bloco pedagógico, auditório, cozinha, laboratórios especiais e passarela. O investimento total na implantação da unidade ultrapassa R$ 14 milhões. A previsão é que o IEMA seja entregue no final deste ano.
Mais unidades
Em funcionamento, o estado conta com 26 unidades, entre plenas e vocacionais. Número que aumentará com o investimento de mais de R$ 200 milhões, feito pelo Governo do Maranhão, na construção e ampliação de mais unidades de ensino. Em 2020, serão 34 unidades funcionando em todo o estado.
Entre as unidades com obras em andamento estão: o IEMA em Presidente Dutra, que está em fase de finalização; em São Vicente Férrer, o instituto beneficiará a comunidade estudantil da Baixada Maranhense; já os alunos da Região Tocantina contarão, também, com uma unidade na cidade de Amarante; em Balsas, os estudantes da Região Sul do Maranhão também terão acesso ao ensino médio técnico de tempo integral.
FONTE – MA.GOV.BR