O Maranhão conseguiu um grande avanço para viabilizar a distribuição e interiorização do gás natural, a partir do GNL (Gás Natural Liquefeito) para fins de uso veicular e industrial. Esse passo importante foi dado com a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e a empresa Golar Power. O acordo foi celebrado durante o Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural, no último dia 23, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
“O evento foi um sucesso, debatemos vários assuntos que vão verdadeiramente fazer com que o gás natural seja disponibilizado, através do GNL, para a utilização em veículos e indústrias, trazendo benefícios econômicos e sociais para o nosso estado. É uma recomendação do governador Flávio Dino que a Gasmar, em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), torne o Gás Natural mais acessível à população”, avaliou o diretor-presidente da Gasmar, Deoclides Macedo.
O vice-governador, Carlos Brandão, que esteve no evento representando o governador Flávio Dino, ressaltou a importância do fórum, além dos benefícios que a ampliação do uso do gás natural vai trazer para o Maranhão. “Como resultado, teremos um terminal de regaseificação no Porto do Itaqui, onde funcionará um hub de distribuição do GNL, para pequenas, médias e grandes empresas. Com isso, avançamos para termos um combustível mais barato, limpo e de fonte renovável”, pontuou Carlos Brandão.
Durante o Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural foi realizada uma demonstração dos caminhões e da unidade móvel de GNL, da Golar Power/Aliance GNLog. Na ocasião, a Golar Power apresentou o plano de desenvolvimento do Gás Natural a partir do GNL (GNV e industrial) para o Maranhão, incluindo também o projeto ‘Corredores Azuis’, sistema de transporte utilizado amplamente na Europa para abastecimento de veículos de carga, fomentando um combustível mais limpo e econômico, em substituição ao diesel.
“O nosso objetivo é iniciar a nossa operação em outubro e a gente realmente olha essa parceria com o governo, por meio da Gasmar, que é a distribuidora de gás do Estado, acontecer de fato e trazer realmente o GNL para o Maranhão”, afirmou o vice-presidente da Golar Power, Marcelo Rodrigues.
O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural contou ainda com a presença da secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Renata Beckert Isfer; do presidente da EMAP, Ted Lago; dos diretores da Agência Nacional de Petróleo, Aurélio Amaral e Cesário Cecchi; dos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica, Efrain Cruz e Sandoval Araújo Neto; do diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho; do presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Augusto Salomon; além de outras autoridades e representantes da sociedade civil, empresas e órgãos envolvidos com a exploração do produto, que participam da implantação e do desenvolvimento do projeto de distribuição e interiorização do gás natural, a partir do GNL.