No Maior São João do Mundo, a culinária típica maranhense é uma das grandes atrações para os visitantes. O festival gastronômico durante o São João do Maranhão proporciona aos turistas uma oportunidade única de experimentar pratos tradicionais e deliciosos, enquanto desfrutam da música e da animação típica dessa celebração. Aos que buscam opções diversificadas, o Arraial do Ipem se destaca como uma verdadeira praça de alimentação, oferecendo hambúrgueres, lanches, doces e uma ampla gama de escolhas gastronômicas.
A alegria contagiante, a simpatia e o calor humano são características que enriquecem a experiência dos viajantes, o que torna os turistas não só em apenas apreciadores da gastronomia local, mas também admiradores da cultura e do povo maranhense.
Raniellen Santos, proprietária da barraca Ranny Banana, localizada no Ipem, destaca a importância de garantir não apenas uma boa comida, mas também um espaço acolhedor e receptivo para assegurar experiências autênticas aos turistas. Ao transmitir hospitalidade e simpatia, ela fortalece não apenas a herança culinária maranhense, mas também beneficia todo o trade turístico.
“As pessoas vêm também para prestigiar as comidas típicas maranhenses. Vem muita gente atrás do vatapá e do arroz de cuxá, que não pode faltar. Na nossa barraca, a gente tem também torta de camarão e o pessoal degusta muito. O segredo disso tudo é uma mão boa, é o contato visual com o cliente, é falar da comida, além da apresentação visual dos pratos, porque as pessoas começam a comer com os olhos”, compartilhou a empreendedora.
O encanto pelos sabores maranhenses atrai turistas de várias partes do Brasil. Juliana Niclotti, guia de turismo vinda de Gramado, Rio Grande do Sul, está aproveitando a oportunidade para satisfazer sua curiosidade sobre a culinária local.
“Nós chegamos ontem, a primeira impressão foi de muito calor, mas a gente tá sentindo uma energia muito positiva do São João, que eu penso estar permeando todo o estado. Nossa expectativa está muito alta, eu fui logo pedindo um arroz de cuxá, porque há um tempo eu estudo o Maranhão e eu sentia vontade de experimentar, tava uma delícia. É muito legal poder ter essa experiência local”, afirmou a guia de turismo.
Além de Juliana, a professora Ilma Neumann Putrich, também vinda do Rio Grande do Sul, teve a oportunidade de experimentar pratos com peixe e camarão. A experiência gastronômica, aliada à recepção calorosa do povo maranhense, tornou sua viagem pelo estado ainda mais encantadora.
“É a primeira vez e estamos achando tudo ótimo, primeiramente, fomos recepcionados no hotel com dança típica, a festa aqui está o auge. Sobre a culinária, eu experimentei peixe e camarão, eu gostei muito da comida, mas não pude exagerar. Quando a viagem acabar, eu vou levar de experiência a alegria e a simpatia do povo maranhense. Aqui tá um calor humano, festa, tudo muito bom”, pontuou a educadora.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO