O ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (3), na TV Assembleia, recebeu a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, para falar sobre registros de feminicídios no estado nos primeiros meses do ano, quando houve redução no total de crimes.
“Nós temos reforçado muito a importância da prevenção. As mulheres que têm sido vítimas de feminicídio são as que não vão à delegacia, que não pedem uma medida protetiva. Sempre que um feminicídio acontece, nós buscamos no nosso banco de dados para verificar”, explicou Susan.
Segundo Susan Lucena, o mês de maio terminou com 13 casos registrados, uma redução de 50% em comparação com o mesmo período de 2022. Com a chegada do período junino, porém, a expectativa é que seja registrado aumento no número de casos de crimes do tipo, geralmente relacionados a alta do consumo de álcool e drogas.
A descentralização das políticas públicas voltadas para as mulheres, parcerias com as secretarias municipais, a ampliação da Casa da Mulher Maranhense, de acordo com Susan Lucena tem sido fundamentais para que os serviços de proteção cheguem até as mulheres e, assim, haja uma redução no número de feminicídios.
Susan Lucena também detalhou sobre como funciona e quais são os serviços oferecidos pela Casa da Mulher Brasileira, que fica localizada na Av. Prof. Carlos Cunha, 572, bairro Jaracati, São Luís.
FONTE: ALEMA