A Rádio Assembleia (96,9 FM) recebeu no programa ‘Diário da Manhã’, desta quinta-feira (3), o secretário adjunto de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Werbeth Monteiro. Na entrevista ao jornalista Ronald Segundo, ele falou sobre as ações da Secid e a importância do programa “Nosso Centro”, que tem como objetivo revitalizar os casarões abandonados do Centro Histórico de São Luís.
Werbeth Monteiro explicou que o programa funciona em duas modalidades, sendo elas a reforma por meio de investimento direto do Governo do Estado e, também, através do ‘Adote um Casarão’. “No Adote um Casarão, nós lançamos um edital e a iniciativa privada, as empresas participam do certame e a vencedora vai reformar o casarão para colocar o seu negócio”, completou.
O adjunto da Secid também destacou a recente inauguração do Shopping Rua Grande, com 72 lojas e que foi construído no antigo prédio da Secretaria de Estado da Educação. “O prédio estava abandonado e, hoje, abriga o primeiro shopping cultural da cidade de São Luís, que vai movimentar o comércio tradicional da capital maranhense, que é a Rua Grande, além de valorizar o Centro Histórico”, disse.
Outras ações
Werbeth Monteiro falou ainda sobre outras obras executadas pela pasta na Região Metropolitana, beneficiando os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. “Através da Secid, tanto em São José de Ribamar, quanto em Paço do Lumiar nós fizemos obras de pavimentação em asfalto, revitalização de praças, prédios e equipamentos públicos. São cidades que têm recebido uma atenção bastante especial do Governo do Estado”, assinalou.
Por fim, Werbeth Monteiro reiterou o compromisso da Secid em auxiliar no desenvolvimento dos 217 municípios maranhenses, com obras não só de pavimentação e revitalização de equipamentos públicos, mas construção de sistemas de abastecimento de água e regularização fundiária.
“Também temos o programa ‘Cheque Minha Casa’, em que assistimos às famílias em situação de vulnerabilidade social. Elas recebem um valor de R$ 5 mil, parcelado em duas vezes, para realizarem melhorias em suas casas”, finalizou.
FONTE: ALEMA