A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, foi a entrevistada do programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia, na manhã desta sexta-feira (18). Ela tratou, entre outros temas, sobre os novos editais do programa Cartão Transporte Universitário, lançado para auxiliar o custeio do deslocamento de estudantes, reduzindo os índices de evasão em sala de aula.
No programa, apresentado pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luís, a secretária fez um relato sobre políticas públicas para os jovens maranhenses. Ela informou que, no dia 7 de agosto passado, o governador Carlos Brandão (PSB) assinou os termos de autorização para três editais: Cartão de Transporte para estudantes do Iema, Cartão de Transporte Universitário para estudantes da Grande Ilha de São Luís, e Cartão de Transporte Universitário para o público em geral.
Tatiana Pereira ressaltou que o programa Cartão Transporte Universitário já beneficiou mais de 11 mil jovens e os novos editais atenderão 5.090 mil estudantes no estado, permitindo que possam deslocar-se diariamente de seus municípios de residência para os seus locais de estudo.
A secretária de Estado da Juventude afirmou que este programa é fundamental para que os jovens possam continuar indo à escola ou universidade. “Garantir este direito é muito importante, pois muitos jovens passam por dificuldades sociais e financeiras que os impedem de frequentar as aulas. Com esse apoio do Governo, a gente vai conseguir resolver estes problemas e permitir que todos os jovens do nosso estado possam desenvolver o seu potencial”, disse.
Como obter
Tatiana Pereira detalhou que podem solicitar o Cartão Transporte estudantes universitários que estejam em curso presencial, além de alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) unidades plenas. O aluno tem que residir no estado e estudar em uma cidade diferente da qual ele mora, não sendo o seu deslocamento inferior a 70 Km e não superior a 270 Km.
Ela destacou que o estudante deve apresentar comprovante de matrícula atualizado, com a indicação das disciplinas a serem cursadas neste semestre do ano. No ato da inscrição, os alunos devem apresentar: foto 3×4; carteira de identidade e CPF, tanto do estudante como do seu responsável legal; seis comprovantes de residência dos últimos seis meses, como contas de água, luz ou telefone; recibo mensal de pagamento, no caso de o estudante morar em imóvel alugado; e demais normas que constam no Edital.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio da plataforma digital: transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.
Mais ações
Tatiana Pereira declarou, ainda, que a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) realizará uma série de ações ao longo deste mês de agosto para ouvir as demandas dos jovens maranhenses e construir políticas públicas a partir delas.
A secretária salientou que o Governo do Maranhão, por meio da Seejuv, desenvolve uma série de ações e políticas públicas para a juventude. Entre elas, estão o programa Trabalho Jovem, que já garantiu acesso ao mercado de trabalho para mais de 6 mil jovens de 17 anos a 20 anos somente em 2022.
Outra iniciativa destacada por ela são os Centros de Referência da Juventude, que atuam na área de arte, educação, cultura e tecnologia para garantir os direitos dos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade. Atualmente, já estão em funcionamento dois centros do tipo no estado, nas cidades de Pedreiras e Caxias. Em breve será entregue um também em São Luís.
FONTE: ALEMA