O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (11) recebeu a dermatologista Cássia Leite, que falou sobre o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele.
A doença representa 33% de todos os diagnósticos da doença, sendo a mais comum entre os brasileiros. Pode levar à morte, mas tem cura se for diagnosticada precocemente.
“Você começa a pegar sol desde a infância. São anos e anos de exposição ao sol e a consequência vai vir lá depois dos 45, 50 anos onde já tem uma carga muito grande e aí começam a aparecer as lesões. Às vezes, a pessoa até têm o hábito de usar o protetor solar, mas ela não repassa e ele tem durabilidade de cerca de duas horas é preciso reaplicar”, reforçou a dermatologista.
A médica observou que qualquer pessoa está sujeita a ter câncer da pele. E a melhor maneira de se proteger dessa doença, de manchas e de envelhecimento precoce, é a prevenção através do uso do protetor solar, do uso de chapéus, de camisetas, do uso de óculos de sol com proteção UV, sempre evitar o sol entre 9h e 15h e, principalmente, sempre consultar um dermatologista.
Segundo a médica Cássia Leite, entre os fatores de risco mais comuns, estão ter alguém na família que tem ou já teve câncer da pele, ter muitas sardas ou pintas pelo corpo, e ter mais de 65 anos.
FONTE: ALEMA