A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) parabenizou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (04), o vereador Raimundo Penha (PDT) pelo projeto de lei que assegura a gratuidade no transporte coletivo a acompanhantes de pessoas com deficiência, mesmo sem a presença do beneficiário.
Na ocasião, a parlamentar destacou a importância de outra norma de sua iniciativa que dispõe sobre a criação e implantação do Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM).
“Quero parabenizar o colega vereador Raimundo Penha pelo projeto de lei que assegura a gratuidade no transporte coletivo a acompanhantes de pessoas com deficiência, mesmo sem a presença do beneficiário. Eu também tenho um neto autista de 4 anos e sabemos a importância de iniciativas como essas. Em 2020, eu também apresentei um projeto de lei, que autoriza o Executivo a implantar o Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM)”, frisou.
Em vigor desde março de 2020, a Lei nº 6.686/2020 possibilita aos jovens diagnosticados com transtorno de espectro autista o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes.
“Quando apresentei essa proposta, que cria o CEJAAM, para possibilitar aos jovens diagnosticados com transtorno de espectro autista, o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes, eu nunca imaginei que teria um neto autista, mas eu sentia a necessidade de propor a iniciativa pela dificuldade que as famílias sentiam”, completou.
Na tribuna da Casa, Fátima Araújo mencionou ainda um mutirão realizado neste final de semana que proporcionou a solução de um problema que impedia o caminhão do lixo a coletar resíduos na localidade Lago Azul.
“Quero parabenizar a comunidade do Lago Azul pelo grande mutirão realizado, ontem, na Avenida Jackson Lago. Um serviço que beneficiou toda a população que estava sofrendo pela falta de coleta do lixo, pois o caminhão que faz a coleta, estava sem poder entrar na localidade devido a problemas na infraestrutura”, disse.
A vereadora do PCdoB abriu o pronunciamento agradecendo ao presidente Paulo Victor pela homenagem com título de cidadã ludovicense. Ela falou que chegou na capital maranhense em 1989 e, desde então, trabalha como líder do Movimento Solidariedade e Ação.
“Eu fiquei muito feliz quando vi na ordem do dia de hoje, o projeto de decreto legislativo, em que o presidente Paulo Victor nos homenageia com o título de cidadã ludovicense. Pra mim, é uma honraria muito gratificante, depois de quase 25 anos morando em São Luís. Cheguei na capital maranhense em 1989 e, desde então, trabalho como líder do Movimento Solidariedade e Ação. Quero agradecer mais uma vez ao presidente Paulo Victor pelo reconhecimento com essa homenagem”, concluiu.