O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau, participou nesta quarta-feira, 15, em Brasília, da posse do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. A cerimônia foi realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Jarbas Soares Júnior foi eleito por aclamação pelos integrantes do colegiado para o mandato 2024. O procurador assume a cadeira ocupada por César Mattar Júnior, PGJ do Pará.
Em seu discurso, o empossado lembrou das transformações e avanços que viveu em sua trajetória como parte das primeiras gerações de membros do Ministério Público após a Constituição de 1988. “Não aprendemos nos bancos escolares ou mesmo na prática jurídica. Esta geração teve que fazer aprendendo. Erramos, acertamos e construímos a doutrina do MP pensada por nossos antecessores”, disse.
Na solenidade, estiveram presentes os procuradores-gerais que compõem o colegiado, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidentes de associações e outros representantes do MP brasileiro.
Em nome dos conselheiros, discursou o procurador-geral de justiça do MPDFT, Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, que desejou sucesso ao empossado. Durante a cerimônia, também foi apresentada a nova diretoria do CNPG para a gestão 2024/2025.
“Viemos desejar sorte ao novo presidente do CNPG. Esse importante órgão de apoio ao Ministério Público brasileiro”, disse Eduardo Nicolau.
FONTE: MPMA