O Ministério Público do Maranhão participou, nesta quinta-feira, 1º, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, da primeira reunião presencial da Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima), que também é composta pelo Governo do Estado, Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Justiça Federal, Sebrae, Academia Maranhense de Ciências, além do próprio TRE-MA. Estiveram presentes ainda representantes das instituições que integram a rede.
Diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o promotor de justiça Fábio Meirelles Mendes representou o MPMA na reunião.
Foram discutidos no encontro itens como o planejamento de um evento para o segundo semestre de 2024, a criação de uma trilha de capacitação, planejamento para 2025, regimento interno da Rima, além do convite a outras instituições para integrarem a rede.
A Rima busca criar um ambiente colaborativo e propício à troca de conhecimentos e experiências entre os diversos atores do ecossistema de inovação. Para alcançar tal objetivo, os parceiros se comprometeram em buscar capacitação para desenvolver as competências e habilidades necessárias para impulsionar a inovação no estado.
Para Fábio Mendes, a Rima representa um marco importante para o desenvolvimento do Maranhão, reunindo os principais atores do ecossistema de inovação. “O MPMA, por meio da Seplag, está comprometido em trabalhar em conjunto para criar um ambiente favorável à inovação, fomentando o empreendedorismo, a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias”, afirmou.
OBJETIVOS DA RIMA
São objetivos da Rima o mapeamento dos programas e projetos desenvolvidos, incluindo os ligados à pauta global da Agenda 2030. Entre as obrigações dos integrantes da rede, estão a participação nas reuniões periódicas de alinhamento para definição das estratégias, compartilhamento de informações e de boas práticas para a gestão do conhecimento, ações conjuntas de capacitação, divulgação conjunta de ações, eventos e projetos na área da inovação.
FONTE: MPMA