O Porto do Itaqui foi destaque durante o Congresso Maranhense de RH, conquistando duas premiações em primeiro lugar na edição do Prêmio Ser Humano 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na noite dessa quarta-feira, 25, no MultiCenter Sebrae.
As iniciativas vencedoras, Porto do Futuro e Jovem Tech, foram reconhecidas pela excelência nas categorias Desenvolvimento e ESG (Environmental, Social and Governance), na modalidade de organização pública.
“Com essas conquistas, o Porto do Itaqui reforça seu compromisso com a inovação, inclusão e desenvolvimento social, sendo uma referência em transformação digital e impacto positivo nas comunidades do Maranhão”, comemorou o presidente do Porto, Gilberto Lins.
O Programa Porto do Futuro: Transformação Ágil no Porto do Itaqui garantiu o primeiro lugar na categoria pública na modalidade de Desenvolvimento. A iniciativa é um marco na transformação digital do porto, com foco em inovação e agilidade.
“O programa promove a integração entre a comunidade portuária, universidades do Maranhão e as comunidades próximas ao porto, incentivando a pesquisa e a formação digital por meio de um programa de residência que apoia projetos de tecnologia e inovação”, explicou Gabriel Mateucci, gerente de Pesquisa e Inovação da Emap.
Outro destaque foi o Jovem Tech, que também conquistou o primeiro lugar, na categoria empresa pública, na modalidade ESG, com o case “Jovem Tech como Agente de Transformação na Vida dos Maranhenses”.
O programa, que é uma parceria entre o Governo do Maranhão, a Emap, a Fapema e o Grupo Mateus, seleciona jovens de escolas públicas do ensino médio e oferece um intensivo programa de formação para desenvolvedores. Em seis meses, os selecionados têm a oportunidade de adquirir conhecimentos tecnológicos que os capacitam para o mercado de trabalho.
Sobre a premiação
O Prêmio Ser Humano 2024 (PSH), promovido pela ABRH, é um reconhecimento nacional que valoriza profissionais, estudantes e empresas que contribuem significativamente para a evolução das práticas de gestão de pessoas. O objetivo é promover o desenvolvimento humano e organizacional, ressaltando as boas práticas que impactam diretamente a valorização das pessoas.
Além de destacar o valor das empresas e profissionais participantes, o prêmio traz visibilidade e reconhecimento à marca, conferido pela mais importante associação de Gestão de Pessoas do Brasil.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO