A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebra mais uma conquista para a pesquisa e o desenvolvimento da região com a aprovação do doutorado em Cartografia Social e Política da Amazônia. Esse novo curso fortalece o compromisso da instituição com a formação avançada e a produção de conhecimento das dinâmicas sociais, políticas e territoriais da Amazônia, sendo, assim, o primeiro doutorado na área de antropologia/arqueologia.
O programa, que já conta com um curso de mestrado consolidado, agora oferece novas oportunidades para o desenvolvimento de estudos aprofundados sobre questões essenciais para a Região Amazônica, que incluem o papel do estado, as comunidades tradicionais e as territorialidades.
Com uma área de concentração focada no estudo do estado, comunidade tradicional e territorialidade da Amazônia, o doutorado está estruturado em três linhas de pesquisa: cartografia social, povos e comunidades tradicionais, territorialidades e movimentos sociais; narrativa, memória e identidades coletivas; e estado, governo, políticas de desenvolvimento e território.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema, Marcelo Cheche, ressaltou a importância dessa aprovação. “Este doutorado representa um marco para a universidade e para a região, pois fortalece nossa atuação em uma área estratégica para o país. A Amazônia é um território de extrema importância ambiental e sociopolítica, e este programa será um catalisador de novos estudos e intervenções que respeitem as especificidades da região”, disse.
Para a coordenadora do programa, Arydimar Vasconcelos, a conquista é um reflexo do trabalho contínuo da Uema em promover pesquisas relevantes para a sociedade. “A aprovação do doutorado em cartografia social e política da Amazônia é uma vitória coletiva e reflete anos de trabalho dedicado à pesquisa sobre a região. Esperamos que o programa traga contribuições valiosas não apenas para a academia, mas também para as comunidades amazônicas, cujas histórias e lutas por direitos são o foco de nossos estudos”, destacou.
A coordenadora, ainda, complementou: “Essa aprovação do curso de doutorado reflete a constante busca por excelência acadêmica e o compromisso com a expansão do conhecimento científico. Esse novo nível de formação possibilitará o aprofundamento das pesquisas, além de formar doutores que irão atuar de forma decisiva em prol do desenvolvimento da ciência e da sociedade brasileira. Esse reconhecimento é fruto da dedicação de nossos docentes, discentes e pesquisadores. Trata-se também de um reflexo do apoio contínuo de nossos parceiros institucionais e da comunidade acadêmica que formam uma rede de colaboração essencial para o desenvolvimento de novos projetos”.
Com a implementação do doutorado, a Uema reafirma o seu papel como protagonista na formação de pesquisadores que, além de contribuir para o avanço do conhecimento científico, estarão capacitados a atuar na construção de políticas que promovam a justiça social e a sustentabilidade na Amazônia.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO