Coordenadora do programa Ater Mulher também falou sobre a iniciativa da Agerp que atende cerca de 430 mulheres em 14 municípios do Maranhão
No programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (14), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com a engenheira agrônoma Viviane Anchieta, coordenadora do programa Ater Mulher no Maranhão, sobre o Dia da Mulher Rural, que é comemorado em 15 de outubro.
Segundo Viviane a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão do governo do Estado que presta assistência técnica para essas mulheres, desenvolve um programa direcionado à mulher trabalhadora rural, o Ater Mulher, que atende cerca de 430 mulheres em 14 municípios do estado.
“O Ater Mulher atua em três frentes, promover a autonomia, a alimentação saudável e a melhoria das condições de vida das mulheres rurais”, ressaltou Viviane Anchieta.
A coordenadora explicou, ainda, que o programa tem duração de 24 meses e, durante esse período, são realizadas visitas mensais às mulheres que fazem parte do programa. Além disso essas trabalhadoras participam de cursos, intercâmbios por meio de palestras com profissionais de diversas áreas, como do direito e saúde.
E para reconhecer a importância dessas mulheres nada mais justo que uma data para elas e um programa voltado para o crescimento e fortalecimento das mesmas. E com base nisso, o governo do Estado, por meio da Agerp e em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), tem desenvolvido o Ater Mulher.
“O programa vai oferecer conhecimento técnico para essas mulheres, mas também gerar oportunidades para que elas tenham acesso a práticas saudáveis de vida, uma boa alimentação, para que conheçam seus direitos e, por fim, possar passar esses conhecimentos para outras mulheres daquela comunidade”, explicou.
FONTE: ALEMA