Após os exames e a consultas com oftalmologista, crianças, jovens e adultos participaram da nova etapa de entrega de dois mil óculos do programa “Cuidar dos Olhos – Cirurgias e óculos”, em São Luís (MA), executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no último sábado (19).
“O programa Cuidar dos Olhos facilita a assistência e traz mais qualidade de vida para pessoas de todas as idades. Os atendimentos ganharam mais celeridade com a execução do programa implantado pelo governo Carlos Brandão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O acesso da população à assistência oftalmológica promovido pelo Governo do Estado beneficiou Joana Lídia Portela, de 78 anos, e a bisneta Juliana Lara, de 11 anos. Além da economia, a doação dos óculos possibilitou mais qualidade de vida para as beneficiárias. Elas receberam os óculos no Viva Procon, no São Luís Shopping, em São Luís (MA).
“Achei muito bom, porque, sem essa ajuda, eu não teria como comprar os óculos. Sou grata”, contou Joana Lídia Portela. Sua bisneta, Juliana Lara, de 11 anos, também elogiou a iniciativa. “Gostei muito, achei meus óculos lindos e já estava precisando de um novo”, afirmou.
Recuperar o hábito da leitura e realizar atividades diárias. A dificuldade de enxergar estava atrapalhando a rotina da aposentada Francisca Ferreira, de 64 anos, que recebeu óculos novos. “Ajudou muito. Meus óculos quebraram e não consegui comprar outro, mas agora posso voltar a ler com facilidade”, comemorou.
No sábado (19) e domingo (20), cerca de duas mil cirurgias oftalmológicas foram realizadas pelo programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, em São Luís e Timon. Em Imperatriz, também no fim de semana, foram 500 consultas oftalmológicas e prescrição de óculos.
Cuidar dos Olhos
O Cuidar dos Olhos promove mutirões de consultas oftalmológicas, garantindo tanto a entrega gratuita de óculos de grau quanto a realização de cirurgias de catarata e pterígio, quando necessário. O programa também ajuda a diagnosticar precocemente doenças oculares, como glaucoma e catarata.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO