Também foi ministrada oficina de gestão por competências
Nos dias 14 e 15 de janeiro, o coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro Buck, apresentou, na Procuradoria-Geral de Justiça, respectivamente, ao procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e à presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (Sindsemp), Vânia Leal, a nova proposta de Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos e de avaliação de desempenho a serem adotadas pela instituição.
Nesta quinta-feira, 16, o representante da FGV ministrou o segundo módulo da oficina de gestão competências, destinada a representantes do quadro de apoio técnico-administrativo do Ministério Público do Maranhão. Ao todo, 16 servidores da capital e do interior do estado participaram do treinamento realizado no espaço do refeitório da Procuradoria-Geral de Justiça.
As apresentações e a oficina fazem parte da consultoria desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas objetivando a reestruturação do quadro de cargos de provimento efetivo e comissionado do Ministério Público do Maranhão.
“Nós apresentamos um projeto com o novo plano de cargos, carreira e vencimentos, as possibilidades de progressão e qualificação, além de mecanismos de reconhecimento do trabalho dos servidores e de identificação de eventuais lacunas de competências. Também apresentamos uma proposta de sistema de avaliação de desempenho”, afirmou Pedro Buck.
O procurador-geral de justiça ressaltou que a consultoria objetiva atualizar e aprimorar a carreira dos servidores da instituição. “Nós estamos acompanhando cada etapa desse trabalho. Queremos oferecer novas perspectivas para a carreira dos servidores e melhorar os serviços prestados à sociedade”, enfatizou Danilo de Castro.
No primeiro dia, também acompanharam a apresentação do projeto ao chefe do MPMA o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, o promotor de justiça Ednarg Marques, a coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Moraes, e a servidora da CGP Tâmara Assunção.
Na reunião com o Sindsemp, além da presidente da entidade sindical, participaram a diretora de Comunicação do sindicato, Luciana Carvalho, e os servidores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Tâmara Assunção e Marcelo Figueiredo.
A oficina destinada a servidores teve como objetivo apresentar, a partir das diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público, as premissas de gestão por competências, por meio da avaliação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA).
A assessora da FGV Laura Dalpian esteve presente em todas as atividades.
O trabalho da FGV prevê a reestruturação do quadro de cargos comissionados; revisão do plano de cargos, carreira e vencimentos do quadro de apoio técnico-administrativo; adequação de sistema de avaliação de desempenho com base na gestão de pessoas por competências e dimensionamento da força de trabalho (servidores comissionados, efetivos, cedidos e terceirizados).
FONTE: MPMA