O Exército Brasileiro deu início à operação Alta Pressão VIII para intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País. No Maranhãos, as cidades de São Luís e Imperatriz estão tendo empresas fiscalizadas. Em São Luís, hoje, homens do exército foram vistos realizando os trabalhos no bairro do Monte Castelo.
O 24º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede na capital maranhense, está responsável pelas fiscalizações nas empresas da região de Imperatriz e o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede na cidade de Belém-PA, está realizando nas empresas da região de São Luís.
As ações estão ocorrendo de forma simultânea nas doze Regiões Militares espalhadas por todo o território nacional, sendo uma operação interagências, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, com a participação integrada de Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP), tais como: a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícias Militar e Civil dos estados, Bombeiros Militares estaduais e agências de fiscalização fazendária nas esferas federal e estadual.
A Operação Alta Pressão VIII tem o seu foco na fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) com a principal finalidade de verificar se as Empresas de Comércio de Armas e Munições registradas estão cumprindo as leis, decretos e portarias vigentes, bem como buscar reduzir os desvios de armas e munições, coibindo a ilegalidade.
Ao final da operação, o exército informou que vai divulgar um balanço dos trabalhos realizados, com número de empresas fiscalizadas e material apreendido.
FONTE – Portal Guará