O Governo Federal deixou de enviar ao Maranhão remédios essenciais para pacientes que tratam leucemia, artrite, reumatóide, Alzheimer, insuficiência renal crônica, Parkinson e esquizofrenia. A falta de sensibilidade e responsabilidade do governo Jair Bolsonaro (PSL) com os maranhenses também atinge aqueles que fizeram transplantes de rins e de fígado e que precisam das medicações para evitar a rejeição dos órgãos.
Diante da grave situação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) emitiu um alerta sobre a decisão do Governo Federal informando que 19 medicamentos já estão esgotando no estoque e que outros 17 podem acabar nos próximos 30 dias. A distribuição de todos esses remédios são, obrigatoriamente, de responsabilidade do Ministério da Saúde.
A SES-MA já enviou vários ofícios para os órgãos competentes, sendo eles: Poder Judiciário, Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Juizado da Infância e Juventude, Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE/MA) e Defensoria Pública da União (DPU) pedindo atenção ao problema, na tentativa de reverter a situação e garantir o direito dos pacientes.