O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (20), na TV Assembleia, destacou a 54ª edição da Festa da Juçara, que ocorre no Maracanã, zona rural de São Luís. A organizadora do evento, Mayara Marques, falou sobre todos os detalhes da festa, que é tradicional no calendário maranhense.
“Apesar de todas as dificuldades, a gente tem se esforçado muito para manter a festa, manter a tradição, para que a cada ano ela cresça mais e agrade mais ao público que aprecia essa iguaria maranhense e o nosso modo de tomar a juçara”, ressaltou Mayara Marques.
A organizadora explicou que, além do principal produto comercializado, que é a juçara com seus acompanhamentos, na festa é possível encontrar outras comidas típicas da culinária maranhense, como peixe frito, arroz de cuxá, galinha caipira, entre outras, além de artesanato.
Mayara Marques detalhou que um dos propósitos é que o Parque da Juçara funcione durante todo o ano e, para isso, o local tem passado por uma série de reformas que irão permitir aos barraqueiros condições de trabalho para além do período da Festa da Juçara. O objetivo é a geração de emprego e renda o ano inteiro para a comunidade.
“Hoje, o Parque já melhorou muito sua infraestrutura, faltam apenas detalhes. A gente vem pedindo para eles que abram as barracas, para que possam funcionar fora do período da festa. E é possível que tenhamos juçara o ano todo. Para isso, estamos tentando reativar nossa câmara frigorifica, mas já tem algumas barracas que funcionam o ano todo com a venda de outros produtos”, observou.
A festa, que é realizada desde o ano de 1989, acontece durante todo o mês de outubro e vai até o dia 5 de novembro, sempre a partir do meio-dia, com atrações culturais aos domingos.
FONTE: ALEMA