A secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Oquerlina Costa, foi a convidada do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (7), na TV Assembleia. Ela falou sobre o projeto Recicla Folia, que visa apoiar e valorizar o trabalho dos catadores e cooperativas de reciclagem durante toda a programação carnavalesca em São Luís.
“É justamente para estruturá-los melhor, para que eles possam fazer um trabalho de forma digna durante o Carnaval, e fomentar a geração de renda, tornar o ambiente mais limpo, sustentável”, justificou sobre os objetivos do projeto.
De acordo com Oquerlina Costa, a Sema oferece a logística necessária, incluindo transporte, fardamento e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de capacitação e orientação sobre a forma correta de coleta. “A Sema dá todo esse apoio para que o trabalho seja realmente transformador na vida deles”.
As ações do projeto começaram no pré-Carnaval, com 38 catadores que aceitaram o convite feito pela Secretaria e decidiram participar. Oquerlina Costa ressaltou que a iniciativa terá continuidade no Carnaval, com participação de 36 catadores de seis cooperativas de reciclagem.
“Esse projeto atua nos dois circuitos de Carnaval que o Governo do Estado está organizando, que são o Circuito Litorânea e o Beira-Mar. Foi definida uma escala de trabalho para que todos pudessem participar”, assinalou, lembrando que os demais catadores que não se cadastraram vão poder trabalhar normalmente nesses espaços durante o Carnaval.
Oquerlina Costa afirmou, ainda, que acredita numa maior adesão ao projeto nos próximos anos. “Os catadores que não estão participando este ano vão ver os benefícios que esse projeto está trazendo”, destacou.
FONTE: ALEMA