Nesta quinta-feira, 6 de junho, será realizado, às 15h, na reitoria da Uema, em São Luís, o lançamento do catálogo virtual “Árvores e Palmeiras SLZ”. A publicação é resultado do inventário do patrimônio vegetal com valor histórico, cultural, beleza cênica e interesse público na capital maranhense. O objetivo é auxiliar a manutenção das espécies, por meio do planejamento e manejo de arborização.
O catálogo foi produzido pelo Ministério Público do Maranhão, Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Uema, Fórum Estadual de Educação Ambiental, Departamento Estadual do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em 2021, o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Cláudio Rebêlo Correia Alendar, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a política pública municipal e estadual relacionada à defesa da vegetação. No ano seguinte, o MPMA, em parceria com o Impur e a Escola Ambiental do Maranhão, promoveram uma oficina com 40 jovens integrantes do programa Agente Jovem Ambiental para iniciar o inventário.
A proposta do MPMA é que o catálogo seja atualizado anualmente com novas espécies e a publicação se torne um documento de referência para a educação ecológica, além de auxiliar o reconhecimento da vegetação presente nas praças, parques, ruas e avenidas de São Luís.
Foram catalogadas 15 espécies: amendoeira, angelim, barrigudeira, babaçu, cajueiro, castanha do Maranhão, coqueiro, dendê, ipê amarelo, ipê rosa, mangueira, oitizeiro, olho de pavão, palmeira de Manila e palmeira imperial.
FONTE: MPMA