Conversa foi com o superintendente de Formação, Avaliação e Desempenho Educacional da Seduc, professor Pedro Alcântara Lima Filho, que coordena a iniciativa
O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (15), na TV Assembleia, entrevistou o superintendente de Formação, Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Pedro Alcântara Lima Filho, que coordena o projeto Terceirão Não Tira Férias 2024.
Em conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, ele disse que é a sétima edição do projeto que tem por objetivo ofertar aulões preparatórios para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2025) da Uema.
“O projeto é destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio matriculados na Rede Estadual e alcança os 217 municípios. Este ano, contamos, no Maranhão, com mais de 54 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Enem. É a maior participação de todos os tempos”, destacou.
Pedro Alcântara Lima Filho ressaltou que as atividades iniciaram dia 1º de julho e vão até 21 do mesmo mês, com aulas 100% presenciais de segunda a sexta-feira, sendo quatro horas diárias de aula sobre os conteúdos cobrados nas provas do Enem e do Paes, envolvendo 278 escolas-polos distribuídas por todas as regiões do estado.
“No geral, as aulas acontecem pela manhã, mas podem ser também à tarde e até à noite. A programação também contempla atividades culturais e artísticas, além da disponibilização de apostilas impressas para todos os estudantes participantes. Procuramos atender todos os alunos interessados”, frisou.
De acordo com Pedro Alcântara, a estimativa é que sejam atendidos 26.900 estudantes (aproximadamente 39,3% da matrícula estadual) da terceira série do Ensino Médio.
“Em cada município, a gente tem pelo menos uma turma. Temos uma equipe de professores em cada regional que se desloca e atende os municípios. Preparamos apostilas com os conteúdos. A iniciativa reforça o papel de responsabilidade social da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como promotora da ampliação do acesso à formação superior.
Simulado online
Pedro Alcântara revelou que o Terceirão Não Tira Férias também contará com dois simulados online, nos dias 14 e 21 de julho, abertos para todos os interessados, além de transmissão de videoaulas no canal de Youtube da plataforma Gonçalves Dias como suporte às apostilas via QR Code, com correção e discussão das questões propostas.
Por fim, o coordenador revelou que os resultados estão vindo com a média de aprovação aumentando a cada ano. “O projeto está alcançando muito bons resultados. O desempenho, em geral, tem sido a melhoria do desempenho de nossos alunos no Enem em todas as áreas de conhecimento. Temos a sensação de dever cumprido. Por exemplo, as notas de redação só têm melhorado, com muitas acima de 900”, finalizou.
FONTE: ALEMA